quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Rosquinhas
Com a aproximação do natal, está na hora de começar a seleccionar as receitas mais apreciadas pela família para esta quadra. Estas rosquinhas , muito semelhantes a donuts, são uma massa doce levedada. Muito fofas por dentro e estaladiças por fora, podem ter diversas coberturas.
Para mim, nesta época do ano, o açúcar em pó é a cobertura mais adequada. Pode também misturar ao açúcar umas pitadas de canela.
Vai precisar para a massa:
600 gr farinha
12 gr fermento
1 ovo
3/4 chávena leite morno
1/4 chávena de água morna
1/4 chávena de manteiga
1/2 colher (café) de sal fino
açúcar em pó para polvilhar
Dissolva o fermento na água morna. À parte, coloque numa taça a farinha com o sal. Abra um buraco no meio e junte o fermento. Adicione, em seguida, o leite morno, o ovo e a manteiga amolecida. Amasse tudo muito bem. Despeje numa superfície de pedra e trabalhe com as mãos a massa até ficar maleável. Use, se necessário, mais farinha para a massa não se agarrar as mãos.
Estenda a massa na pedra, com a grossura de 1cm. Corte as rosquinhas com um copo. Este deve ter o diâmetro de 4 ou 5 cm. Use um corta bolachas pequenino para fazer o buraco do meio. Se não tiver corta bolachas, pode usar uma tampinha de coco-cola. Funciona na perfeição.
Coloque as rosquinhas a levedar, num tabuleiro enfarinhado. Elas devem dobrar o tamanho.
Frite-as numa temperatura média, mas com o óleo pré aquecido. Devem ficar douradinhas. Coloque-as a arrefecer em cima de um papel absorvente. Quando estiverem totalmente frias, polvilhe-as com açúcar em pó, com a ajuda de um coador de rede fina. Agora é só não resistir!
https://www.facebook.com/margaridaserrano.sweethome
Assinar:
Postagens (Atom)