domingo, 24 de março de 2013
Pãezinhos de abóbora e coco
Estamos no tempo da Páscoa e, como tal, época do pão doce por excelência. Esta receita que vos trago hoje é da Akemi, do Pecado da Gula, com algumas alterações. São uns pãezinhos doces com recheio de abóbora e coco. A massa também leva abóbora cozida que lhe dá um sabor adocicado e uma coloração atrativa. Experimente!
Vai precisar para 12 pães:
Para a massa:
300grs de farinha
2 colheres(sopa) de açúcar
50 ml de leite
200 grs de abóbora cozida
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher(café) de sal
12 grs de fermento padeiro
água q.b.
Para o recheio:
200 grs de abóbora cozida
1/2 chávena de açúcar
1 pau de canela
3 colheres(sopa) de coco ralado
Para a calda:
1 chávena de açúcar em pó
leite de coco q.b.
Comece por preparar a massa. Numa taça junte a farinha, o açúcar, o sal e a abóbora cozida e esmagada com um garfo.
Amorne o leite e junte-lhe o fermento padeiro. Misture bem até derreter completamente o fermento. A este leite junte o ovo batido e complete com água até os 150 ml. Em seguida, misture este preparado aos ingredientes secos. Bata a massa até esta ficar lisa e elástica e se precisar, vá juntando um pouco mais de farinha.Deixe-a descansar por meia hora.
Aproveite este tempo para fazer o recheio. Parta a abóbora em quadradinhos e coloque num recipiente que posso ir ao micro-ondas. Tape-o com película aderente e leve ao micro-ondas por 5 minutos. Em seguida, desfaça a abóbora e junte-lhe o açúcar , o coco e o pau de canela. Leve novamente ao micro-ondas por mais uns minutos até obter um creme espesso. Deixe arrefecer.
Depois de levedada, estenda a massa num retângulo e cubra com o recheio de abóbora e coco,não se esquecendo de retirar o pau de canela. Vire as pontas em direção ao meio(como se estivesse a embrulhar um presente). Vai obter uma espécie de rolo. Espalme-o de leve, para não sair o recheio e parta em doze pedaços. Cada pedaço deve ser cortado em forma de N (como apresento na figura). Depois é só pegar nas pontas e enrolar a sua maneira, de forma a que o recheio passe por todo o futuro pãozinho.
Deixe levedar 1 hora,pincele-os com uma gema e azeite. Leve ao forno a 180 graus até ficarem douradinhos. Por fim, faça a calda, juntando o leite de coco ao açúcar até obter uma calda grossa.
Quando os pãezinhos arrefecerem, ponha-lhes a calda em fio. Esta depois de secar, deve apresentar uma coloração esbranquiçada.
Bom apetite!
Siga-e em:
https://www.facebook.com/margaridaserrano.sweethome
terça-feira, 12 de março de 2013
Pão recheado de outros tempos
Esta é uma receita muito simples, que faz lembrar a minha infância. Aqueles tempos,em que todos os meninos levavam o seu bico de pato para a escola. Pão esse, deixado pela padeira, à porta de casa. Pois é... estou mesmo a ficar velha! Esta é uma das receitas que me fazem lembrar com saudade, a minha avó. Enfim... cá vai uma receita de aproveitamentos, com gosto de outros tempos.
Vai precisar de :
6 pães bico de pato
6 fatias de queijo flamengo
1/2 frango estufado
250 ml de leite
1 colher(sopa) de margarina
sal q.b.
Abra os pães a meio,que devem ser do dia anterior. Aqueça o leite com a margarina e sal, e regue as partes de dentro do pão. Estufe o frango (ou use, de preferência, as sobras de um já estufado). Desfie o frango que deve ter um pouco de molho do estufado e também alguma salsa. Divida pelos 6 pães e volte a fecha-los com a parte de cima. Cubra com uma fatia de queijo e, se quiser , ponha umas tiras de pimento vermelho (ou bacon) a enfeitar. Vai ao forno até estarem crocantes por fora. Sirva-os quentes.
https://www.facebook.com/pages/Sweet-Home/295255047226062?success=1
Assinar:
Postagens (Atom)