terça-feira, 24 de julho de 2012
Folar dos caracóis
Este é um pão doce ideal para lanches de fim de semana .É fácil de fazer e garanto-vos que vai ter muito sucesso.
Vai precisar de :
750 g de farinha
150g de açúcar
125g de manteiga
20g de fermento padeiro
2,5dl de leite
1 colher (sopa) de mel
2 ovos
sal q.b.
baunilha/canela /erva doce
Coloque a farinha numa taça e faça uma cova no meio. À parte, amorne metade do leite e desfaça o fermento padeiro. Coloque este leite/fermento na cova que fez na farinha e mexa ligeiramente, de modo a ficar o fermente numa massa pouco consistente. Deixe levedar por 15 minutos. Em seguida, junte à farinha o sal, o açúcar, a canela ,a erva doce e a baunilha. Com o restante leite misturado com a manteiga derretida, vá batendo a massa, a partir do meio, desfazendo completamente o fermento padeiro. Por esta altura, deve-se juntar os ovos e o mel. Agora, já com todos os ingredientes envolvidos, deve-se amassar bem a massa. Se precisar junte um pouco mais de farinha. A massa não deve colar ás mãos. Depois de "sovada"a massa, deve descansar 1 hora .
Ao fim deste tempo, corte a massa em 8-10 pedaços iguais. Faça retangulos de 4x10cm de cada pedaço e enrole-os em forma de caracol.
Unte uma forma redonda de cerca de 28 cm de diâmetro e vá colocando os caracóis a partir do meio, em forma de circulo. É importante deixar algum espaço entre eles , para poderem crescer e o ar quente do forno entrar no meio da massa. Depois de dispostos seu lugar, deve sobrar espaço na forma. Com a cozedura ela ficará totalmente preenchida .Deve levedar mais 1hora.
Unte com gema de ovo e azeite e leve ao forno, a 160 graus, por cerca de 40 minutos . Verifique a cozedura com o palito.
Quando retirar da forma, pincele com uma mistura de azeite com geleia da sua preferência.
https://www.facebook.com/pages/Sweet-Home/295255047226062
quinta-feira, 19 de julho de 2012
croissant
Nesta época de férias temos mais tempo para dispensar à elaboração de novas receitas. Esta,que vos proponho, é muito versátil. Estes croissant são recheados de fiambre e queijo,mas podem ser recheados com outras coisas da sua preferência. Salgados ou doces, a massa base é sempre a mesma. Fica por conta da sua imaginação! Pode fazer com antecedência, e manter congelados até ao dia da sua utilização. Neste caso, deve retira-los do frio cerca de duas horas antes de irem ao forno, para descongelarem bem e levedarem um pouco. Na hora de irem ao forno, pincele-os com gema de ovo batida com azeite e, se gostar de um pouco mais adocicados, junte à mistura anterior um pouco de geleia de sua preferência.
Vai precisar de:
500g de farinha
2.5dl de água
10g de sal
50g de açúcar
200g de margarina
100g de farinha
30grs de fermento padeiro
água tépida q.b.
Fiambre q.b.
Queijo fatiado q.b.
Comece por preparar o fermento.Numa taça coloque 100g de farinha e faça uma cova no meio. À parte, dissolva o fermento padeiro em aguá morna (aproximadamente uma chávena de café), e junte à farinha. Mexa ligeiramente e deixe levedar até obter o dobro do volume.
Noutra taça, misture a farinha, o sal e o açúcar. Abra uma cova no meio, e coloque o fermento já levedado.Vá misturando a água, mexendo a partir do meio, até obter uma massa homogénea. Se precisar, junte mais farinha. Sove esta massa, que não deve agarrar -se ás mãos. Polvilhe uma bancada com farinha e estenda a massa, formando uma espécie de cruz cujo meio terá de ter o dobro da grossura das pontas. É nesse alto do meio que vai colocar a margarina espalmada, que deve abranger toda a zona central da massa. Em seguida, cubra a margarina com as pontas da "cruz" de modo a que esta fique completamente embrulhada com a massa. Vai obter um retângulo . Estique a massa e dobre-a em três. Voltando ao retângulo inicial. Repita esta operação mais duas vezes.Não se esqueça que deve dobrar a massa sempre no mesmo sentido.
Este procedimento vai permitir que a massa fique folhada. O típico croissant francês.
Depois de feita esta operação, deve esticar a massa, num retângulo, mas no sentido horizontal. Deve conseguir dois retângulos de 60x12. Com esta massa, deve cortar triãngulos com uma base de 10cm, logo vai obter cerca de 24 croissant .Depois da massa cortada, ponha o recheio de fiambre e queijo sobre cada triângulo. Deve-se por uma quantidade maior na parte mais larga(base) pois esta será a parte interior do croissant. Agora é só puxar um pouco as pontas e começar a enrolar. No final, rode um pouco as pontas laterais para dar um formato mais harmonioso. Pincele com a mistura ovo/azeite/geleia e deixe levedar mais uma hora. Leve ao forno a 180 graus até estarem douradinhos.
terça-feira, 10 de julho de 2012
Fatias de amêndoa
Depois desta ausência de quase duas semanas,os meus seguidores que me desculpem, trago-vos esta deliciosa receita, para me redimir. Este bolo é um pouco trabalhoso mas vale a pena o investimento. Leva duas camadas de bolo de amêndoa, uma camada de geleia de cerejas, uma camada de chantilli com amêndoa e a cobertura é de creme de caramelo.Para finalizar, umas tiras de chocolate.Espero que se atrevam a fazer! Fica óptimo servido bem frio.
Vai precisar para o bolo:
6 ovos
100g de farinha
75g de amêndoas moidas
1 pitada de sal
150g de açúcar
Bata as claras em castelo com a pitada de sal.Quando estiverem bem duras, junte o açúcar continue a bater até este estar completamente derretido. Em seguida, junte as gemas com a batedeira no mínimo.Finalmente, junte as amêndoas moídas e a farinha. Envolva na massa cuidadosamente, e leve ao forno, num tabuleiro de 30x40 (aproximadamente) forrado com papel vegetal, a 170graus por 12minutos.
Desenforme e deixe arrefecer. Quando estiver frio, corte a meio e coloque uma parte num prato aonde vai montar o bolo.
Começamos então, por fazer a primeira camada de recheio. Aqueça num tacho, um frasco de geleia de cereja (usei caseira mas pode usar de compra) aonde vai juntar 2 folhas de gelatina, já amolecidas em água fria.Desligue o lume e mexa bem para a gelatina ficar bem dissolvida.Deixe arrefecer e coloque sobre a primeira camada de bolo. Leve ao frigorífico, enquanto prepara a segunda camada de recheio.
vai precisar para o chantilli de amêndoa :
150ml de natas bem frias
50g de amendoas moídas
2 colheres (sopa) de açúcar em pó
Bata as natas bem firmes e junte o açúcar em pó,continuando a bater, com a batedeira no mínimo até o açúcar estar bem integrado. Por fim junte as amêndoas e envolva cuidadosamente.
Sobreponha á geleia de cereja, que já deve estar fria, e mantenha no frigorifico. Entretanto, está na hora de fazer a ultima camada.
Vai precisar para o creme de caramelo:
150g de açúcar
200ml de natas
3 colheres (sopa) de leite
3 folhas de gelatina
Derreta o açúcar em lume brando até começar a caramelizar, mas sem ficar queimado. Retire do lume e deixe arrefecer lentamente, mexendo sempre. Quando estiver morno, mas sem endurecer, junte a gelatina derretida e mexa bem.Em seguida, junte o leite morno, e mexa novamente. Finalmente, deixe arrefecer pois ele já não vai endurecer na totalidade. Á parte, bata as natas até ficarem bem duras. Depois lentamente,vá juntando o caramelo, com a batedeira no minimo, até ficar com uma mistura homogenea.
Agora é preciso colocar a segunda camada do bolo em cima do chantilli de amêndoas, mas este bolo deve ser regado com um pouco de licor de nata para ficar um pouco mais humido. Bastam meia duzia de colheres para potencializar os sabores do bolo. Cubra de imediato com o creme de caramelo e leve ao frigorifico por algumas horas. Esta última camada fica com a consistência de uma bavarroise.
Finalmente decore com umas tiras de chocolate, ou use uma decoração a seu gosto, embora na minha opinião,o chocolate, aqui ,ligue muito bem.
Assinar:
Postagens (Atom)