quinta-feira, 19 de julho de 2012

croissant



       Nesta época de férias temos mais tempo para dispensar à elaboração de novas receitas. Esta,que vos proponho, é muito versátil. Estes croissant são recheados de fiambre e queijo,mas podem ser recheados com outras coisas da sua preferência. Salgados ou doces, a massa base é sempre a mesma. Fica por conta da sua imaginação! Pode fazer com antecedência, e manter  congelados até ao dia da sua utilização. Neste caso, deve retira-los do frio cerca de duas horas antes de irem ao forno, para descongelarem bem e levedarem um pouco. Na hora de irem ao forno, pincele-os com gema de ovo batida com azeite e, se gostar de um pouco mais adocicados, junte à mistura anterior um pouco de geleia de sua preferência.


                                                    Vai precisar de:

                                                500g de farinha
                                                2.5dl de água
                                                10g de  sal
                                                50g de açúcar
                                                200g de margarina
                                             
                                               100g de farinha
                                               30grs de fermento padeiro
                                               água tépida q.b.

                                                    Fiambre q.b.
                                                 Queijo fatiado q.b.

     Comece por preparar o fermento.Numa taça coloque 100g de farinha e faça uma cova no meio. À parte, dissolva o fermento padeiro em aguá morna (aproximadamente uma chávena de café), e junte  à farinha. Mexa ligeiramente e deixe levedar até obter o dobro do volume.
   Noutra taça, misture a farinha, o sal e o açúcar. Abra uma cova no meio, e coloque o fermento já levedado.Vá misturando a água, mexendo a partir do meio, até obter uma massa homogénea.  Se precisar, junte mais farinha. Sove esta massa, que não deve agarrar -se ás mãos. Polvilhe uma bancada com farinha e estenda a massa, formando uma espécie de cruz cujo meio terá de ter o dobro da grossura das pontas. É nesse alto do meio que vai colocar a margarina espalmada, que deve abranger toda a zona central da massa. Em seguida, cubra a margarina com as pontas da "cruz" de modo a que esta fique completamente embrulhada com a massa. Vai obter um retângulo . Estique a massa e dobre-a em três. Voltando ao retângulo inicial. Repita esta operação mais duas vezes.Não se esqueça que deve dobrar a massa sempre no mesmo sentido.
     Este procedimento vai permitir que a massa fique folhada. O típico croissant francês.
   Depois de feita esta operação, deve esticar a massa, num retângulo, mas no sentido horizontal. Deve conseguir dois retângulos de 60x12.  Com esta massa, deve cortar triãngulos com uma base de 10cm, logo vai obter cerca de  24 croissant .Depois da massa cortada, ponha o recheio de fiambre e queijo sobre cada triângulo. Deve-se por uma quantidade maior na parte mais larga(base) pois esta será a parte interior do croissant. Agora é só puxar um pouco as pontas e começar a enrolar. No final, rode um pouco as pontas laterais para dar um formato mais harmonioso. Pincele com a mistura ovo/azeite/geleia e deixe levedar mais uma hora. Leve ao forno a 180 graus até estarem douradinhos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário