Depois desta ausência de quase duas semanas,os meus seguidores que me desculpem, trago-vos esta deliciosa receita, para me redimir. Este bolo é um pouco trabalhoso mas vale a pena o investimento. Leva duas camadas de bolo de amêndoa, uma camada de geleia de cerejas, uma camada de chantilli com amêndoa e a cobertura é de creme de caramelo.Para finalizar, umas tiras de chocolate.Espero que se atrevam a fazer! Fica óptimo servido bem frio.
Vai precisar para o bolo:
6 ovos
100g de farinha
75g de amêndoas moidas
1 pitada de sal
150g de açúcar
Bata as claras em castelo com a pitada de sal.Quando estiverem bem duras, junte o açúcar continue a bater até este estar completamente derretido. Em seguida, junte as gemas com a batedeira no mínimo.Finalmente, junte as amêndoas moídas e a farinha. Envolva na massa cuidadosamente, e leve ao forno, num tabuleiro de 30x40 (aproximadamente) forrado com papel vegetal, a 170graus por 12minutos.
Desenforme e deixe arrefecer. Quando estiver frio, corte a meio e coloque uma parte num prato aonde vai montar o bolo.
Começamos então, por fazer a primeira camada de recheio. Aqueça num tacho, um frasco de geleia de cereja (usei caseira mas pode usar de compra) aonde vai juntar 2 folhas de gelatina, já amolecidas em água fria.Desligue o lume e mexa bem para a gelatina ficar bem dissolvida.Deixe arrefecer e coloque sobre a primeira camada de bolo. Leve ao frigorífico, enquanto prepara a segunda camada de recheio.
vai precisar para o chantilli de amêndoa :
150ml de natas bem frias
50g de amendoas moídas
2 colheres (sopa) de açúcar em pó
Bata as natas bem firmes e junte o açúcar em pó,continuando a bater, com a batedeira no mínimo até o açúcar estar bem integrado. Por fim junte as amêndoas e envolva cuidadosamente.
Sobreponha á geleia de cereja, que já deve estar fria, e mantenha no frigorifico. Entretanto, está na hora de fazer a ultima camada.
Vai precisar para o creme de caramelo:
150g de açúcar
200ml de natas
3 colheres (sopa) de leite
3 folhas de gelatina
Derreta o açúcar em lume brando até começar a caramelizar, mas sem ficar queimado. Retire do lume e deixe arrefecer lentamente, mexendo sempre. Quando estiver morno, mas sem endurecer, junte a gelatina derretida e mexa bem.Em seguida, junte o leite morno, e mexa novamente. Finalmente, deixe arrefecer pois ele já não vai endurecer na totalidade. Á parte, bata as natas até ficarem bem duras. Depois lentamente,vá juntando o caramelo, com a batedeira no minimo, até ficar com uma mistura homogenea.
Agora é preciso colocar a segunda camada do bolo em cima do chantilli de amêndoas, mas este bolo deve ser regado com um pouco de licor de nata para ficar um pouco mais humido. Bastam meia duzia de colheres para potencializar os sabores do bolo. Cubra de imediato com o creme de caramelo e leve ao frigorifico por algumas horas. Esta última camada fica com a consistência de uma bavarroise.
Finalmente decore com umas tiras de chocolate, ou use uma decoração a seu gosto, embora na minha opinião,o chocolate, aqui ,ligue muito bem.
Ora viva! Após um longo período - por motivos técnicos -, estou de volta aos comentários..e com grande "apetite" ! Não quer dizer que tenha andado a "fazer dieta"! Não! Muito pelo contrário, pois até tenho degustado todas as excelentes e soberbas "receitas" gentilmente postadas, comó foi o caso da presente! Absolutamente sabooorosaaaa ! Experimentem que vão gostar! "O chefe aprendiz"
ResponderExcluir