quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Bolinhos de bacalhau e castanhas



      Estes bolinhos são "primos" dos nossos tradicionais bolinhos de bacalhau ou pasteis de bacalhau. São uma receita bem mais antiga, embora adaptada aos nossos tempos. A castanha é conhecida por nós há mais tempo do que a batata, e durante séculos era utilizada como acompanhamento.Sendo rica em vitamina B e fósforo, é um excelente anti depressivo, embora, digam os entendidos , não se deva comer mais de quinze por dia. Aqui fica a minha pequena contribuição para dias mais felizes!




                                                           Vai precisar:
                               750 grs de bacalhau cozido sem pele nem espinhas
                               250 grs de castanhas cozidas e reduzidas a puré
                               500 grs de batatas cozidas reduzidas a puré
                                    3 ovos
                                1/2 molho de coentros picados
                                 pimenta q.b.
                                 sal q.b.

          Depois de cozido o bacalhau, tire pele e espinhas. Ponha dentro de um saco de pano e esfregue o bacalhau como se estivesse a lavar roupa (à moda antiga, no tanque). Assim,  vai conseguir que o bacalhau fique bem  desfiado e sem água. Junte-lhe o puré de castanhas, com o bacalhau ainda no saco, alternando com o puré de batata. Depois de bem misturado, coloque esta massa numa taça.
    Pique os coentros e junte à massa. Em seguida, adicione os ovos, um a um. Tempere com a pimenta e rectifique o sal. Nesta altura a massa já está pronta. Ela deve ficar um pouco dura. Se gostar dos bolinhos mais moles, pode juntar um pouco mais de puré de batata. com esta receita vai conseguir uns bolinhos mais escuros por dentro (cor da castanha cozida) e mais compactos. Os verdadeiros apreciadores de bacalhau, como eu, vão notar  que o gosto do bacalhau vai sobressair.
   Agora é só formar bolinhas ( fiz neste formato para os diferenciar dos originais), com as mãos molhadas para não ficarem fios soltos, e fritar até ficarem douradinhos.

                                                  Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário