terça-feira, 22 de outubro de 2013
Bolas de Berlim
Não restam dúvidas de que, um dos doces mais falados do verão, são as famosas Bolas de Berlim. Talvez por associarmos a praia. E que bem que sabe comer uma destas tendo o mar como pano de fundo.Mas, como o verão já lá vai, fica a receita para nos entretermos numa chuvosa tarde de outono.
Esta é uma receita da Leonor Bastos, do Flagrante Delicia. De todas as receitas de bolas de Berlim que já experimentei esta é, sem dúvida nenhuma, a melhor!
Vai precisar para a massa:
Para o primeiro fermento:
5 grs de fermento padeiro
180 ml de água
275 grs de farinha (usei com fermento)
Para a massa base:
250 grs de farinha
11 grs de sal
65 grs de açúcar
5 gemas
60 grs de fermento padeiro
60 ml de leite
65 grs de manteiga
Comece por fazer o primeiro fermento. Dissolva o fermento na água morna e junte à farinha. Mexa bem e deixe levedar cerca de duas horas.
À parte junte os ingredientes secos da massa base. Quando o primeiro fermento estiver levedado, ponha-o no meio destes ingredientes, numa pequena cova.
Dissolva o segundo fermento no leite e junte à massa, juntamente com as gemas. Amasse bem esta massa. Se preferir use a batedeira. Por fim adicione a manteiga. volte a bater e deixe levedar novamente cerca de uma hora.
Estenda a massa numa superfície polvilhada com farinha e corte a massa com a ajuda de um copo. Voltam a levedar mais uma hora.
Frite numa mistura de azeite com margarina, a 160 graus por cerca de 5 minutos de cada lado.
Deixe arrefecer as bolas em cima de papel absorvente. Corte-as recheia a gosto. No fim , polvilhe com açúcar em pó. Para o recheio, usei creme pasteleiro.Cá vai a receita.
Vai precisar para o creme pasteleiro:
250 ml de natas
250ml de leite gordo
4 gemas
150grs de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho
essência de baunilha q.b.
Aqueça o leite juntamente com as natas. À parte, bata o açúcar com as gemas e junte o amido de milho. Junte um pouquinho de leite. Mexa bem e misture no leite morno. Leve novamente ao lume e, mexa sempre até ferver. Retire e junte a essência de baunilha. Deixe arrefecer numa taça. Cubra o creme com película aderente para não formar uma crosta mais grossa. Quando for rechear as bolas, bata bem o creme para o tornar macio.
https://www.facebook.com/margaridaserrano.sweethome
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
semi frio de laranja e amoras
Esta é uma sobremesa de colher muito rápida de se fazer. A mistura das laranjas com as amoras é, sem dúvida, uma combinação muito refrescante. Deve ser feita no dia anterior a servir. Pode fazer em doses individuais, tornando a sobremesa mais requintada, ou numa única taça.
Vai precisar para uma taça familiar:
400 grs de palitos " La reine"
sumo de 2 laranjas
1 dl de licor de laranja
500 grs de queijo creme (mascarpone)
0,5 dl de leite frio
açúcar q.b.
amoras em calda ou frescas
raspas de chocolate branco
Comece por cobrir a parte de baixo do recipiente que vai usar, com os palitos "La reine". Procure usar uma peça transparente para que as camadas do doce fiquem visíveis. Esta sobremesa é bonita e colorida por isso devemos tirar partido da cor e torna-la mais apelativa.
Misture o sumo de laranja com o licor e regue os palitos para ficarem bem demolhados. À parte , bata o queijo até ficar mais cremoso e vá acrescentando o leite aos pouquinhos para se tornar mais leve. Junte açúcar a gosto. Se optar por utilizar amoras frescas, pode adoçar mais o creme, para equilibrar os sabores. Se optar por fruta em calda, corte no açúcar do creme para não ficar enjoativo.
Cubra os palitos com o creme de queijo e enfeite com as amoras e raspas de chocolate branco.
Leve ao frigorífico até servir!
https://www.facebook.com/margaridaserrano.sweethome
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Bolo de cardamomo
Este bolo de cardamomo de origem nórdica, é ideal para um " chá das cinco". Amanteigado e extremamente perfumado, fica melhor a cada dia que passa.
O cardamomo é uma semente de origem indiana, mas usada na Europa desde o século treze. São lhe atribuidas características anti inflamatórias e descongestionantes, essencialmente do trato respiratório.Para alem de todos os outros, cá está um bom motivo para experimentar este bolo.
Vai precisar par um bolo médio:
250 grs de açúcar
300 grs de farinha
125 grs de manteiga
200 grs de natas
3 ovos
1 colher chá de sementes cardamomo
2 colheres de chá de fermento
Bata o açúcar com a manteiga derretida e junte os ovos inteiros, um a um. Mexa bem e acrescente as sementes de cardamomo moídas num almofariz. Em seguida, junte as natas frias e continue a mexer. Por fim junte a farinha ao fermento e peneire cuidadosamente para a massa .
Vai ao forno a 170 graus, em forma de cano.
https://www.facebook.com/margaridaserrano.sweethome
Assinar:
Postagens (Atom)