Este prato,cujo nome é de origem indígena brasileira, e mais conhecida como moqueca baiana, pode ser confecionado com vários mariscos ou peixes.
Aqui usei camarão, e fica uma excelente entrada, numa refeição mais requintada.
Vai precisar de:
1 kg de camarão com casca
400 ml de leite de coco
2 colheres (sopa) óleo de palma
3 colheres(sopa) azeite
1 cebola grande
5 dentes de alho
4 tomates grandes maduros
1 ramo de coentros
sal q.b.
pimentas moídas q.b.
piri-piri q.b.
1 folha de louro
Num tacho, coza os camarões em água temperada com sal, louro e pimentas a gosto.Devem ferver cerca de 5 minutos e ser retirados da água quente. Coloque-os de imediato numa taça com água bem fria, para travar a cozedura . Este processo evita que os camarões fiquem moles, mantendo todo o sabor.
Reserve a água da cozedura.
Num outro tacho, ponha a aquecer o azeite, juntamente com o óleo de palma.Em seguida, junte-lhes a cebola picada, os dentes de alhos picados , os tomates aos pedacinhos e os coentros. Deixe refogar um pouco ,até as cebolas ficarem transparentes.Acrescente um pouco de água da cozedura dos camarões.Ferva uns 5 minutos e bata o molho com uma varinha Agora que têm um puré, junte o leite de coco e os camarões descascados. Nesta altura, deve rectificar os temperos .Deixe ferver, em lume brando, mais cinco minutos.O molho deverá ficar espesso. se tal não aconteceu, deixe reduzir um pouco mais, com a fervura, mas retire os camarões.
Sirva enfeitada com um pouco de coentros.
Fica bem acompanhado de arroz ou , se fizer como entrada, com fatias de pão saloio(foto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário