terça-feira, 20 de março de 2012
Mexilhões panados com arroz do mesmo
Esta é uma receita tipicamente mediterranica, com aquele gostinho de comida caseira, acabada de fazer.
Vai precisar para 4 pessoas:
1 kg de mexilhões congelados sem casca
Para o polme dos mexilhões:
100 grs de farinha integral
1 ovo
1dl de cerveja
1 colher(sopa) de azeite
piri- piri q.b.
sal q.b.
óleo para fritar
Para o arroz:
300 grs de arroz para rizotto ou carolino
3 tomates maduros
1 cebola grande
3 dentes de alhos
pimentas moídas q.b.
1/2 pimento laranja
1 dl de martini
azeite q.b.
1 colher (sopa) manteiga
1 folha de louro
sal q.b.
cebolinho picado para enfeitar
Num tacho, aqueça àgua temperada com piri-piri, sal e louro.Quando estiver a ferver, ponha os mexilhões e deixe cozinhar 5a 10 minutos, até estarem cozidos, mas sem se desfazerem.Depois de cozidos, retire-os para um prato e reserve a àgua. Se usar mexilhões frescos, convêm coar a àgua para não ficarem residuos de areia.
Faça , então, o arroz. Num tacho, cubra o fundo com azeite. Pique a cebola e os alhos e deixe refogar, até ficarem transparentes. Junte , em seguida, os tomates picados ,o pimento em cubinhos, e o louro. Baixe o lume, e deixe refogar uns minutos, mexendo de vez em quando.
À parte, faça o polme, misturando a farinha com o sal e o piri-piri .Junte a cerveja e começe a mexer energicamente para não ficar com grumos. Junte o ovo e a colher de azeite. O polme deve ser uma massa grossa . Aqueça óleo , numa frigideira, e quando estiver bem quente, passa os mexilhões, um a um, por esta massa e frite-os.
Entretanto, adicione ao refogado para o arroz, 2 copos de àgua de cozer os mexilhões e quando estiver a ferver, ponha o arroz a cozer. Vá acrescentando àgua , juntamente com o martini, até o arroz estar cozido. Deve ficar um pouco mole.Quando estiver cozido, desligue o lume, e junte a colher de manteiga. Deixe repousar 5 minutos, e sirva, enfeitado com cebolinho picado, e os mexilhões fritos , bem douradinhos, ao lado.
https://www.facebook.com/pages/Sweet-Home/295255047226062?success=1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário